Policial usa arma de choque contra manifestante pacífico no Rio de Janeiro



Um policial militar do 4º BPM (São Cristóvão), que controlava uma manifestação no Centro do Rio de Janeiro, na tarde desta quarta-feira (24), foi filmado dando um choque por trás de menina que segurava um cartaz, como mostra um vídeo postado no YouTube (assista). A passeata ocorreu na Avenida Presidente Vargas, por volta das 16h, e reuniu estudantes na pista lateral da via, em protesto contra o aumento da passagem de ônibus na cidade.
As imagens mostram que o policial aplicou a descarga elétrica debaixo do braço dela, sem que a estudante pudesse ver o que acontecia. Pelo vídeo, não é possível identificar nenhuma confusão ou resistência por parte dos estudantes.
A Polícia Militar informou que o comando do 4ºBPM (São Cristóvão) abriu uma averiguação para apurar responsabilidades e identificar o policial mostrado no vídeo. Ele pode ser punido após esta apuração. A punição vai desde a repreensão até a prisão.
A arma não-letal utilizada pelo policial não é usada oficialmente pela corporação. A polícia disse ainda que os PMs agiram no intuito de liberar o trânsito, já que a obstrução de vias públicas constitui crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário